Translate

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Brownie

A receita de hoje é um clássico da América do Norte. Trata-se de um bolo com leve sabor de chocolate meio amargo. Quem nunca viu em filmes e seriados e ficou com água na boca por aquele pedaço cheio de chocolate? Agora não precisa ficar somente na vontade, esta ai uma receita pratica, barata e deliciosa.

Ingredientes:

1 xícara de chá de açúcar

1/2 xícara de chá de farinha de trigo (sem fermento)

2 colheres de sopa de manteiga derretida

1/2 xícara de chocolate em pó (chocolate, não achocolatado!)

100g de chocolate meio amargo derretido 

2 ovos

Nozes a gosto.

Modo de fazer:

Num recipiente junte os ovos e a manteiga derretida. Peneire o açúcar, a farinha e o chocolate em pó e misture bem todos. Acrescente o chocolate meio amargo derretido e mexa até formar uma mistura homogênea. Se desejar acrescente nozes a gosto, ou se preferir amêndoas, castanhas ou avelãs. Unte uma forma de tamanho médio ou pequeno, com manteiga e farinha e despeje a massa. A massa fica bem consistente, portanto com ajuda de uma colher espalhe por toda a sua extensão. Pré aqueça o forno a 180°C, e leve para assar por mais ou menos 30 minutos ou até que esteja levemente dourado. Espere esfriar para cortar.

Para acompanhar sorvete de creme é o ideal!

Bom apetite!



Um abraço do Gordo!!!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Fatia húngara (cuca enrolada)



Olá pessoal!
Depois de alguns dias sem postar, pois estava com muito trabalho e sem tempo, chego em casa e encontro minha mãe fazendo uma de suas guloseimas engordativas, se é que esta palavra existe. Então resolvi pegar a receita e postar para vocês. Da um pouco de trabalho mas vale a pena pessoal. Mas já vou avisando é uma receita pra quem não dá importância pra balança. Vamos lá?

Ingredientes

Massa:

1 tablete de fermento biológico

2 xicaras de agua morna

3 colheres de sopa de açúcar

½ colher de sopa de sal

2 colheres de manteiga

Farinha de trigo até dar ponto

Recheio:

100gr de coco ralado

3 colheres de açúcar

2 colheres de óleo de soja

1 lata de leite condensado

½ xicara de leite

Modo de fazer

Numa vasilha misture o fermento, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga e a agua morna. Va acrescentando farinha até que a massa desgrude das mãos. Cuide para não colocar farinha demais e não deixar a massa dura. Coloque na vasilha, cubra e deixe crescer por 30 a 40 minutos. Após o descanso sove a massa novamente e abra ela numa superfície lisa formando um quadrado de massa. Em outra vasilha misture o coco ralado, o açúcar e o óleo. Podem usar no recheio passas, frutas cristalizadas, granola, nozes, amendoim, etc. Distribua esta mistura sobre a massa de maneira uniforme. Enrole como se fosse um rocambole. Corte as fatias e disponha numa forma untada e enfarinhada. Cubra e deixe descansar por mais 20 a 30 minutos. Elas irão crescer. Misture o leite condensado e o leite e despeje sobre as fatias. Leve ao forno pré-aquecido a 180° e deixe assar até que estejam douradas. Bom apetite!


Um abraço do Gordo!!!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Pudim



Olá pessoal!!!

 E receita de hoje é um doce tradicional. O famoso pudim de leite. Sei que a maioria tem uma vó ou a mãe que sabe fazem um pudim como ninguém. Eu sou suspeito de falar deste doce, afinal quem me conhece sabe que sou um verdadeiro apaixonado por pudim. Mas resolvi deixar a receita que minha mãe faz e que é uma delicia. Vamos lá?


Ingredientes

 
1 xicara de chá de açúcar

1/3 xicara de chá de agua quente

1 lata de leite condensado

2 medidas da lata de leite

3 ovos

 

Modo de fazer


Em uma panela derreta o açúcar até ficar dourado. Junte a agua quente, tem que estar bem quente pois senão cristaliza o açúcar e não forma calda. Deixe ferver até que derreta os torrões de açúcar e forme uma calda grossa. Forre com a calda uma forma de pudim, aquela com o furo no meio. Reserve.
Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos, até que estejam bem misturados. Despeje na forma com a calda e leve para assar numa panela com agua, em banho-maria por cerca de uma hora e meia. Espere esfriar e leve para a geladeira por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva. O pudim desenforma muito melhor se bem gelado. Para saber se ele já esta cozido basta espeta-lo com uma faca, que deve sair limpa. Uma dica para servir é o famoso prato da minha região o pudim com sagú. Bom apetite!




 
Um abraço do Gordo!!!


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Polpettone do Gordo!


Olá pessoal!!!

A receita de hoje é uma variação das famosas almondegas. A massa de carne moída serve para as duas receitas. É uma massa simples e, mais uma vez, feita com ingredientes fáceis de serem encontrados e baratos. Lembrando que estas quantidades servem 4 pessoas. Vamos lá?

Ingredientes

Para  a massa

500g de carne moída

1 pacote de creme de cebola

2 dentes de alho amassados

½ xicara de salsa e cebolinha picadas

Sal e pimenta a gosto

Para o recheio

300g de queijo mozzarella picado

1 tomate médio, sem sementes, picado em cubinhos

100g de azeitonas verdes picadas

½ lata de milho verde

Orégano a gosto

Um fio de azeite de oliva

Para a cobertura

1 receita de Molho de tomate

200g de queijo fatiado

Modo de fazer

Numa vasilha misture a carne moída, o alho, a salsa e a cebolinha. Misture bem com as mãos até misturar bem. Va adicionando o creme de cebola aos poucos até que forme uma massa homogênea e consistente. Se for necessário acrescente um pouco de farinha de rosca, mas acredito que não.  Acerte o sal e a pimenta. Lembrando que o creme de cebola já tem sal. Deixe a massa descansar por 10 min. Enquanto isso vamos preparar o recheio do polpettone. Numa vasilha misture a mozzarella, o tomate, as azeitonas e o milho. Acrescente o orégano e regue com azeite de oliva. Não coloque muito azeite, pois a intenção é só agregar sabor e não encher de óleo. Para montar os polpettones pegue uma bolinha de carne do tamanho da palma da mão. Sobre uma superfície lisa achate a bolinha de maneira a formar um circulo. Coloque o recheio sobre o circulo e cubra com outro circulo de carne, fechando bem as laterais de forma que o recheio não saia durante o cozimento. Repita o processo até que termine a massa de carne. Eu fiz 4 polpettones de tamanho médio. Lembrem-se de não deixarem mito grossa a massa, pois talvez não asse bem. Depois de moldados os polpettones coloque-os numa forma e leve ao forno pré-aquecido a 180° por 25min ou até que estejam assados. Para finalizar cubra-os com molho de tomate e queijo fatiado e leve ao forno novamente por mais 10 min ou até o queijo dourar. Bom apetite!



 PS: O da foto foi recheado somente com queijo. Assim que possivel posto uma foto do meu.

Um abraço do Gordo!!!

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Molho de tomate

Hoje vou deixar a receita do meu molho de tomate. sei que ja apareceu em outro post, mas resolvi fazer um só com o molho para quem quiser faze-lo. Podem fazer e congelar em pequenas porções.
 
Ingredientes
 
3 ou 4 tomates sem pele e sem sementes


Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite de oliva

1 cebola media picada

2 dentes de alho picados

Cheiro verde a gosto

50ml de vinho branco


Modo de fazer


Bata no liquidificador os tomates, a cebola, e o cheiro verde. Numa panela doure o alho com o azeite de oliva. Adicione a mistura que foi batida. Acerte o sal e a pimenta. Quando estiver levantando fervura adicione o vinho e deixe cozinhar por aproximadamente 30 min. Esta pronto!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Escondidinho de carne com purê de batata e cheddar


A receita de hoje é muito fácil e com ingredientes que encontramos em qualquer lugar. Ingredientes simples mas que combinados formam um delicioso prato principal. A receita serve 2 pessoas.

Ingredientes

Para o Purê

4 batatas médias

150gr de cheddar fatiado

100gr de manteiga

200ml de leite

Sal e pimenta a gosto

Para o recheio

1 cebola media picada

2 dentes de alho picados

300gr de carne moída

Sal e pimenta a gosto

Um tablete de caldo de bacon

Uma pitada de noz-moscada

Modo de fazer

Cozinhe as batatas na agua até que fiquem bem moles. Uma dica: para descasca-las mais fácil retire-as da agua quente e coloque-as numa vasilha com agua e gelo, a casca delas sai com as mãos e você evita desperdícios. Depois de descascadas amasse as batatas com um garfo ou com um amassador. Tempere com sal e pimenta a gosto. Numa panela coloque as fatias de cheddar e o leite e leve ao fogo médio mexendo sempre para não grudar e para que o cheddar se incorpore ao leite formando um creme. Junte as batatas amassadas e a manteiga ao creme de cheddar. Leve ao fogo sempre mexendo para misturar bem. Cozinhe por mais 5 min e reserve. Para o recheio eu escolhi carne moída, mas pode ser feito com frango ou calabresa acebolada. Refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite. Junte a carne moída, o tablete de caldo de bacon, a noz-moscada, o sal e a pimenta. Deixe refogar bem e que a carne fique bem sequinha. Numa vasilha despeja metade do purê e forre todo o fundo da vasilha. Espalhe a carne e cubra com o restante do purê. Polvilhe um pouco de queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos ou até o queijo dourar. Sirva quente e bom apetite!


 

Um abraço do Gordo!!!

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Dicas do Gordo 16


Olá pessoal!!!

As dicas de hoje são para cuidar de um dos utensílios de cozinha mais utilizados: a Faca!

Quem não gosta de ter que cortar alguma coisa e ter aquela faca que desliza facilmente, cortando o alimento com precisão e sem precisar de esforço. Mas ao mesmo tempo devemos ter cuidados com as facas. Não somente para não nos cortarmos, mas para que a vida útil da faca se prolongue. Separei algumas dicas para mantermos as facas sempre em dia.

Corte sempre os alimentos sobre uma superfície macia, nunca sobre plástico duro, porcelana esmaltada, vidro, louça ou metal. A superfície mais indicada é a madeira.

Poupe sua faca evitando cortar cordas e papel ou usá-la para abrir latas.

À medida que uma faca vai sendo utilizada, o seu gume perde o fio e, consequentemente, exige maior esforço para cortar.

O que acontece é que os dentes minúsculos que constituem o gume (invisíveis a olho nu) encontram-se dobrados e é necessário restaurá-los e realinhá-los para voltar a obter o máximo poder de corte.

Há dois métodos para manter a bom desempenho de uma faca, afia-la na pedra ou na chaira .

Como afiar as facas ?

Use uma pedra de afiar de textura grossa ou uma chaira de aço inox.

AFIAR: Usando uma chaira antes e depois de cada utilização manterá o gume em perfeitas condições.

Obs: Lembre-se que a chaira TEM QUE SER MAIS DURA QUE O AÇO DA LÂMINA

Segure a chaira com uma mão e com a outra colocar a parte inferior da lâmina de encontro à parte superior do mesmo.

Manter uma inclinação de 20º das costas da lâmina em relação à chaira.

Mantendo a inclinação, fazer deslizar a lâmina até ao bico sem fazer muita pressão.

Repetir o processo 3 a 4 vezes de cada lado da lâmina.

No entanto depois de um longo e intenso período de utilização, o gume pode sofrer um desgaste maior e, nesse caso, será necessário refazê-lo através da amolação.

É o método para refazer o gume podendo utilizar uma pedra, uma chaira de diamante ou recorrer a um amolador profissional.

Cinco ou seis passadas fortes de cada lado são suficientes.

Afie suas facas periodicamente. Uma faca cega é mais perigosa que uma afiada, já que requer mais força para ser utilizada.

 

Quais os cuidados ao comprar uma faca ?

Você julga a qualidade de uma faca pelo metal, pela afiação da lâmina, o tipo de cabo e a forma como a lâmina está afixada ao cabo.

As lâminas de aço inox são fortes, duráveis e resistentes à corrosão e mantêm o corte afiado.

Os cabos devem ser duráveis e resistentes às trincas ou ao desgaste provocado pela lavagem e, no mínimo, um terço da lâmina deve estar dentro do cabo.

 

 Facas de aço e a agua quente!

Água quente ou descascar cebola não estragam o fio da faca. São mitos.

A faca de bom aço, seja aço carbono ou aço inox, tem a retenção do fio ditada pelo teor de carbono do aço, pela têmpera e revenimento do aço e pelo próprio uso.

Usar uma faca sobre superfícies mais duras que o aço como pratos de porcelana e vidros é que estragam o fio da faca, conforme já falamos.

Depois de pronta uma faca passa pelo processo de têmpera em que o aço é levado a temperaturas por volta dos 1.000 graus Celsius para os inox ou por volta de 860 graus para os aços carbono.

Ao atingir esta temperatura o aço muda sua estrutura interna então é resfriado bruscamente em um banho de óleo até a temperatura ambiente ou até -196 graus ( nitrogênio líquido ) em alguns casos. Desta forma aquela estrutura alcançada pelo aço se mantém e ele fica duro.

Como neste processo ficam muitas tensões internas o aço é então aquecido a temperaturas entre 200 e 300 graus para os aços carbono ou até 450 graus para os inox, no processo chamado de revenimento quando então alivia-se a tensão interna do aço.

Neste processo ele perde um pouco da dureza da têmpera mas isto só ocorre à partir dos 200 graus, temperatura que não se chega nem perto ao lavar uma faca em água quente ou morna.

 

 Como lavar as facas ?

Lave-as, manualmente, com água e sabão.

Para remover resíduos de alimentos, deixe de molho em detergente por alguns minutos. Depois, enxágue e seque de uma vez, para evitar manchas.

Para o bem da segurança e do fio das facas, lave-as separadamente de outros utensílios.

 

  Onde e como guardar as facas ?

Suas facas manterão o fio por longo tempo se forem guardadas separadamente dos outros utensílios de cozinha.

 Se a faca tiver que dividir espaços, o ideal é que esteja pelo menos embainhada no mesmo recipiente em que veio. Isso protegerá o fio contra as batidas e colisões.
 
Um abraço do Gordo!!!