Translate

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Macarrão cremoso ao forno


Olá pessoal!!!

Hoje uma receita muito saborosa e indico para fazem num domingo com a família ou em um jantar especial. O resultado final é fantástico e a preparação é muito simples. Mas chega de enrolação e vamos ao que interessa.

Ingredientes

500 g de macarrão tipo parafuso

3 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola picada

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

4 colheres (sopa) de massa de tomate

3 xícaras (chá) de leite quente

100 g de Catupiry ou requeijão

Sal e pimenta a gosto

Manteiga para untar

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

 

Modo de preparo

Aqueça uma panela de água e prepare o macarrão normalmente, até que fique Al dente. O ponto de Al dente é quando ele esta cozido, mas não esta mole. Ele ainda oferece resistência ao mordê-lo. Enquanto a agua vai aquecendo, em outra panela vamos refogar a manteiga e a cebola. Depois de bem refogada misture a farinha de trigo. Cozinhe sem parar de mexer até dourar a farinha. Junte a massa de tomate e, aos poucos e sem parar de mexer, o leite quente. Mexa até engrossar. Misture o requeijão e acerte o sal e a pimenta. Unte um refratário com manteiga e monte camadas de macarrão e molho. Se gostarem podem acrescentar presunto, calabresa ou qualquer outra carne de sua preferencia. A ultima camada deve ser de molho. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200° por 15 min ou até o queijo dourar. O macarrão termina o cozimento no molho e o requeijão da cremosidade que o torna irresistível. Bom apetite!!!

Um abraço do Gordo!!!

terça-feira, 29 de julho de 2014

Polenta Temperada


A receita de hoje é uma variação da polenta tradicional. Fica muito mais saborosa e quem gosta de polenta frita indico fazer esta e depois fritar, o sabor é incrível. Uma dica deixe sempre cozinhar em fogo baixo, para que a farinha cozinhe e não queime.

Ingredientes

1 xícara de chá de fubá

1 litro de Água

Sal a gosto

2 colheres de sopa de cebolinha picada

1 colher de sopa de salsa picada

Noz-moscada em pó a gosto

Pimenta-do-reino moída a gosto

 250g de bacon frito

 1 dente de alho amassado

 3 colheres de sopa de parmesão ralado

 2 colheres de sopa de manteiga

 

Modo de fazer

Refogue o alho rapidamente na manteiga. Coloque a água na panela e, com a agua ainda fria, junte o fubá aos poucos e mexendo sempre. Se ficar muito mole coloque um pouco mais de fubá, mas não muito, pois depois ela endurece. Sem parar de mexer, vá misturando, nesta ordem, a noz-moscada, a pimenta-do-reino, o sal, o bacon, a cebolinha e a salsa. Experimente e se precisar corrija o sal. Quando tomar uma consistência de mingau grosso, adicione o queijo. Desligue o fogo e coloque em uma travessa para esfriar um pouco. A medida que a polenta esfria fica mais encorpada e vai endurecendo. Pode servir com molho de sua preferencia, mas só ela já é uma delicia. Como já sugeri, fica muito gostosa frita. Para isso basta corta-la em tiras ou em cubinhos, empanar com amido de milho e fritar em óleo bem quente. Bom apetite!!!

 

Um abraço do Gordo!!!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Papo de anjo


Olá pessoal!!!

A receita de hoje é um doce muito saboroso. Tenho um grande apreço por ele, pois me lembra muito minha infância em que minha mãe fazia muito. Apesar de parecer complicado é muito fácil de fazer, mas exige um certo cuidado, pois é um doce delicado. Vamos lá?

 Ingredientes

 12 gemas caipiras

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (café) de fermento químico em pó

1 colher (sopa) de amido de milho

4 gotas de essência de baunilha

15 cravos

 Calda:

½ quilo de açúcar

½ litro de água

 
Modo de preparo

Peneire as gemas e bata-as junto com o açúcar na batedeira por cerca de 5 minutos ou até que fiquem extremamente fofas. Então, adicione a essência de baunilha, o amido e misture com o fermento. Mexa delicadamente. Distribua pequenas porções desta massa fofa em forminhas redondas e pequenas, parecidas com as de empadas, lembrando que elas devem estar untadas.  Leve ao forno moderado (160ºC) por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem dourados. Desenforme-os ainda mornos e reserve.

Para a calda, coloque em uma panela a água junto com o açúcar e deixe ferver por aproximadamente 2 minutos, até ficar uma calda fina e rala. Reserve para esfriar. Em seguida, coloque esta calda e os papos de anjos espetados unitariamente com um cravo em uma compoteira. Mantenha na geladeira por pelo menos 1 dia antes de servir para que os bolinhos absorvam melhor a calda.
 
Um abraço do Gordo!!!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Dicas do Gordo 14



Nas dicas de hoje vou falar de um alimento apreciado no mundo todo: a batata.

A batata pode ser considerada o alimento mais versátil do mundo, ou um dos mais versáteis. Pense, ela pode ser cortada como: palito, palha, batata chips, boulanger (chip mais grossa ou portuguesa), Batata noisette, batata grisette, chateau, gaufrette (ou Prussiana). Pode também ser preparada de várias formas: rústica, purê, noisette frita, vichissoyse, cozida, biscoitinho de batata (mandolina japonesa). A batata além de versátil se apresenta como uma ótima fonte de nutrientes e de carboidratos. Possui baixa quantidade de gordura. A batata contém vitaminas do complexo B e vitamina C. Ao natural, 100 gramas de batata possui, em média, 65 calorias. Além disto a batata possui fósforo (em boa quantidade), ferro, potássio e cálcio. China é o maior produtor de batatas do mundo.
Sendo assim, vamos à algumas dicas de como preparar esse delicioso alimento:

- Ao descascar a batata, colocar em água salgada para que não fique preta;

- Para a batata ficar mais seca e não empapar, a cozinhe descascada em água com vinagre e sal;

- Se for fazer uma maionese e/ou salada tempere-a ainda quente, para acentuar o sabor da salada;

- Caso queira dar um sabor diferente e uma cor mais intensa adicione açafrão em pó na água do cozimento;

- Para cozinhar a batata com casca (para nhoque ou purê) lave-a muito bem;

- Para fazer um purê de melhor qualidade e textura cozinhe sempre a batata com casca, retirando da panela com ela ainda um pouco firme no meio e ainda com casca para que termine o cozimento no próprio calor, evitando que fique aguada;

- Para que fiquem sequinhas quando for fritar, aqui vão algumas dicas. Não testei todas a única que já testei e funciona é dar uma pré-cozida nelas com agua quente e congela-las. Depois na hora de fritar basta frita-las ainda congeladas e com o óleo bem quente.

- Outra dica é cortar as batatas bem fininhas.

- Enxugue bem as batatas com um guardanapo antes de fritar

- Uma dica para saber quando o óleo esta bem quente, basta colocar um palito de fósforo, antes de ligar o fogo. Depois ligue o fogo, na hora que o palito acender, o óleo já está pronto para receber as batatas.



Um abraço do Gordo!!!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Sal Especial


Olá Pessoal!!!

Hoje vou deixar a receita de um dos meus segredos. Algo muito fácil e que da um sabor especial a todas as receitas. Vamos lá?

Ingredientes

1kg de sal refinado

2 colheres de sopa de pimenta do reino moída

2colheres de sopa de açafrão da terra ou urucum (colorau)

½ xicara de salsa picada

½ xicara de cebolinha picada

½ xicara de sálvia picada

1/3 xicara de flocos de alho

1/3 xicara de alecrim picado

 

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes numa vasilha grande, de preferencia numa forma em que possa espalhar o sal. Deixe secando por 20 dias mexendo a mistura a cada 2 dias, para que os temperos sequem e a umidade do sal evapore. Se for em épocas de chuvas deixar por mais 10 dias. É muito importante que o sal fique bem seco. Depois de seco armazene em potes bem fechados e guarde em local seco e arejado. A validade é indeterminada. Utilize para temperar bifes, molhos, arroz, etc. Lembrando que o “poder de salgamento” dele é maior que do sal comum, pois foi retirada a umidade presente.


  

Um abraço do Gordo!!!

terça-feira, 22 de julho de 2014

Vinagrete


Olá pessoal!!!

A receita de hoje um dos molhos mais consumidos com churrasco. Afinal, um churrasco que se preze não pode faltar o vinagrete. Mas como fazer um vinagrete igual aqueles que encontramos em churrascarias? Aqui vai a receita e alguns segredinhos.

Ingredientes

½ xícara chá de azeitonas verdes picadas

 ½ xícara chá de cheiro-verde picado

 ½ xícara chá de vinagre

¼ xicara de vinho branco

 ½ xícara chá de água

 1 xícara chá de azeite de oliva

 Sal e pimenta-do-reino a gosto

 2 cebolas médias picadas

 1 pimentão verde picado

 5 tomates picados

 

Modo de fazer

Numa vasilha grande misture o vinagre, o vinho, a agua e o azeite de oliva. Em seguida as azeitonas, as cebolas, os tomates, o pimentão e o cheiro verde. Por ultimo acerte o sal e a pimenta a gosto. Se for do gosto de alguém pode colocar uma pimentinha dedo-de-moça picada. Cubra a vasilha e leve a geladeira por 12 horas. E ai esta o segredo. Para um bom vinagrete a mistura deve descansar para que todos os ingredientes liberem sabores. Aconselho a fazer o vinagrete no dia anterior ao churrasco e deixa-lo na geladeira a noite toda.


 

Um abraço do Gordo!!!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Trufa fácil


Olá pessoal!!!

Hoje vou deixar uma receita para quem quer fazer um docinho fácil, gostoso e que vai impressionar a todos. Os ingredientes são bem simples e baratos e o resultado é fantástico. Vamos lá?

Ingredientes

2 pacotes de bolacha Negresco ou Oreo

Cream-Cheese ou nata batida até dar ponto.

Chocolate para cobertura. Aconselho a usar uma barra de chocolate normal ao invés do de cobertura.

Modo de fazer

Triture as bolachas até que se transformem numa farinha fina. Se quiserem usar outro tipo de bolacha recheada podem, mas com Negresco fica muito gostoso. Numa vasilha misture a farinha de bolacha com o cream-cheese ou a nata até que forme uma massa. Eu usei nata batida e o resultado é praticamente o mesmo. Basta bater a nata na batedeira até que ela endureça. Faça bolinhas e leve ao freezer até que estejam duras, mais ou menos 30 min. Derreta o chocolate em banho maria. Cubra as bolinhas com o chocolate derretido. Fica mais bonito se for chocolate branco. Leve a geladeira novamente por mais 30 minutos. Se quiser pode enfeitar com confeitos. Esta pronto!

Bom apetite!!!
 


 


Um abraço do Gordo!!!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Legumes à quatro queijos

 A receita de hoje é uma sugestão de um amigo vegetariano, que pediu para que eu postasse alguma receita sem carne.

Ingredientes

1 berinjela média, picada em cubos.

1 pimentão médio, cortado em tiras.

1 cebola média, picada em cubos.

2 batatas picadas em cubos, e cozida na água.

1 cenoura grande cortada em tiras.

1 brócolis médio, picado.

130gr de champignon picado.

50gr de manteiga.

2 caixinha de molho quatro queijos.

Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:
Refogue o pimentão e a cebola na manteiga, até que a cebola esteja dourada. 
Acrescente a berinjela, mexa por uns 10 minutos, até ficar murcha. Adicione a cenoura crua, o brócolis, e a batata (já cozida).
Misture o molho, o sal, e a pimenta.
Deixe ferver por 10 minutos, e por fim os champignons.
Serve 4 pessoas.

Bom apetite!!

Um abraço do Gordo!!!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Paçoca


Olá Pessoal!!!

Hoje vou deixar uma receita muito gostosa. Uma versão caseira deste doce que a cada dia conquista mais fãs. Vamos lá?

Ingredientes

500g de amendoim torrado

200g de bolacha tipo maisena

1 lata de leite condensado

Modo de fazer

Bata o amendoim no liquidificador ou no processador até que esteja bem moído. Reserve numa vasilha grande. Bata as bolachas até virarem uma farinha. Misture bem com o amendoim, por isso da vasilha grande. Aos poucos vá adicionando o leite condensado e misturando até que forme uma massa bem dura. Em uma forma, espalhe a massa de maneira homogênea e leve a geladeira por mais ou menos 40 minutos. Corte em cubinhos e bom apetite!


 

Um abraço do Gordo!!!

terça-feira, 15 de julho de 2014

Presunto de Parma

Olá pessoal!!!
Hoje vamos falar sobre uma das maravilhas da culinaria, e um embutido muito apreciado no mundo todo.
Uma das coisas mais fantásticas que existem na gastronomia, são as técnicas antigas de produção que até hoje são conservadas e possuem grande importância. Pela necessidade de se conservar as carnes na antiguidade, tendo em vista que não existiam refrigeradores, foi criada a salga de carnes para aumentar o seu prazo de qualidade. Com isso, vários ingredientes foram criados, e o presunto de Parma é um ótimo exemplo.
O Prosciutto di parma (nome em italiano) é um dos mais fantásticos e adorados ingredientes que existem, e sua produção se dá a séculos, desde os tempo dos romanos, onde a região de Parma com condições únicas de clima e outros fatores, possibilitou a produção de uma presunto de altíssima qualidade. Hoje, o presunto de Parma possui o selo DOC, de origem protegida e controlada.

Por trás desse fantástico presunto italiano, de sabores e aromas únicos, está uma produção perfeitamente executada, atenta a todos os detalhes, e por isso o resultado é espetacular. Podemos dizer que a produção já começa no campo, com uma atenção especial a principal matéria prima: o porco. Para um presunto perfeito, são necessários porcos muito bem criados, e com uma alimentação especial e controlada. O método de produção é o mesmo para todas as regiões, sendo o que pode variar é o tempo de cura, a quantidade de sal usado, e o sabor que inevitavelmente será diferente por causa do “terroir”.

A produção do presunto de Parma envolve principalmente muita paciência e tempo. Iniciando-se com uma seleção cuidadosa e precisa dos porcos, que são alimentados com cevada, milho, e soro do leite utilizado na fabricação do famoso queijo Parmigiano Reggiano. O próximo passo é o corte das coxas traseiras (parte usada para fazer o presunto), sendo que na sequencia, as peças são levadas para uma salga, onde ficaram em um ambiente com temperatura baixa e humidade controlada o tempo todo. Em seguida, as poucas partes de carne expostas, tendo em vista que toda a capa de gordura do pernil é mantida, são “tampadas” por um lubrificante, feito de banha. Isso evitará o ressecamento da carne.

A etapa final da produção do presunto de Parma, consiste em uma longa cura que varia de 1 a 2 anos. Os presuntos são pendurados para maturação, onde ganharam aromas e sabores especiais. A cura inicial feita no pernil do porco eliminará a umidade da carne, possibilitando uma conservação por um longo período, mesmo que em temperatura ambiente. Antes de finalmente prontas, as peças de presunto são checadas a fim de certificar da alta qualidade do produto, conferindo aroma e textura. Feito isso, é carimbado um “selo” em forma de coroa, com o escrito “Parma” no centro.
545930_10151000467067212_2025596245_n
294879_10150283586272212_1744504576_n
O original presunto de Parma só pode ser feito em torno das colinas da região de Parma, na Itália. O porco recebe uma atenção mais que especial, pois esse é o segredo para um presunto de alta qualidade. Eles precisam ter no mínimo nove meses de idade, e pesar no mínimo 140 kg para abate, sendo que quanto mais gordo o porco, melhor, pois terá mais sabor. Durante todo o processo o osso do pernil do porco é mantido, sendo retirado apenas no final. É importante ressaltar, que a carne do porco perde cerca de 30% do peso, pela desidratação que sofre durante a cura.
O presunto de Parma possui tradição de consumo durante muitos anos, justamente por ser saboroso, aromático, e ter sempre alta qualidade. Ele combina com inúmeros tipos de pratos, e pode também ser consumido em finíssimas fatias. É um ingrediente versátil, que possui um preço elevado até mesmo pela trabalhosa fabricação que tem. Presuntos “tipo Parma” não são os originais, e fatalmente terão sabor e textura diferentes, e preço mais baixo.
 
Segue abaixo um video sobre a produção do presunto:
 
 
 
Um abraço do Gordo!!!
 

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Batata duchese com queijo


Olá pessoal!!!

A receita de hoje é mais uma dica de acompanhamento para churrascos ou até mesmo uma opção de lanche. Apesar do nome estranho é muito fácil de fazer e com ingredientes bem simples. Vamos lá?




Ingredientes

 

1kg de batatas descascadas
 
2 colheres (sopa) de manteiga

Sal a gosto

6 colheres (sopa) de creme de leite

3 gemas

1/2 xícara (chá) de queijo mussarela ralado

Queijo parmesão ralado para polvilhar

 Modo de preparo

Cozinhe as batatas na agua até que fiquem bem cozidas. É importante que elas estejam bem moles. Escorra e esprema as batatas. Misture a manteiga, o creme de leite, as gemas, o queijo mussarela e, por ultimo, acerte o sal. Precisaríamos de um saco de confeiteiro com bico pitanga, mas como sei que nem todo mundo tem em casa vamos fazer com um saquinho comum, aqueles transparentes. Encha o saquinho com a massa de batatas. Faça um furo num dos cantos do saquinho. Não faça muito grande nem muito pequeno. Forre uma forma com papel alumínio e unte com óleo. Faça pequenos montes na forma. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno médio pré-aquecido a 180° por 20 minutos ou até dourar. Bom apetite!! 







 

Um abraço do Gordo!!!

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Chocolate

Olá pessoal!!!
Peço desculpas por ficar este tempo sem postar, mas estou sem tempo para cozinhar muito. Assim que fizer algo novo podem ter certeza de que compartilharei com vocês. Enquanto isso vou deixando dicas e curiosidades sobre alimentos e temperos. Achei algumas curiosidades sobre o chocolate.
Parte superior do formulário
1 – Chocolate falso
O chocolate branco não é chocolate de verdade! Ele é feito com a manteiga do cacau misturada com leite e açúcar
2 – Consumo pelo mundo
Na Suíça, cada cidadão consume em média 10 quilos de chocolate por ano. O Brasil fica em sexto lugar na lista, com apenas 2 quilos por pessoa.
3 – Maior barra do mundo
A maior barra de chocolate do mundo foi feita na Armênia e tinha 4.400 quilos!
4 – Mania Antiga
O povo asteca foi um dos primeiros a consumir uma mistura salgada e ardida, feita a base do fruto do cacau, por volta do ano de 1300 DC. A bebida era considerada sagrada.
5 – O Cacau
Os grãos do cacau possuem substâncias antioxidantes chamadas flavonoides, que ajudam a fortalecer a saúde vascular e a prevenir certos tipos de câncer. Mas, para nossa tristeza, a maioria dessas maravilhas se perde durante o processamento.
6 – Maiores produtores
Segundo a Organização Internacional do Cacau, a África é onde são processadas cerca de 70% de toda a produção mundial (estimada em 3,5 milhões de toneladas de cacau por ano). O Brasil produz cerca de 160 mil toneladas por ano e fica em sexto lugar no ranking.
7 – O chocolate no Brasil
Imigrantes europeus ajudaram a montar as primeiras fábricas de chocolate aqui no Brasil somente no início do século XX.
8- A primeira barra
No ano de 1847, a empresa J. S. Fry & Sons criou a primeira barra de chocolate da história! Eles foram os responsáveis pela técnica de misturar pó de cacau, açúcar e manteiga de cacau derretida, formando uma mistura consistente capaz de se solidificar.
9 – Usado como remédio
No século XVI, o chocolate era recomendado em várias partes da Europa com freqüência como remédio para curar febres e dores de estomago.
10 – M&M’s na guerra
Foi em 1940 que os primeiros M&M’s começaram a ser vendidos nos Estados Unidos. Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos recebiam do exército pacotes de M&M´s junto com a ração, pois eram fáceis de transportar e suportavam qualquer tipo de clima, além de não derreter facilmente entre os dedos;
11-Chocolate diet é menos calórico do que o normal?
Se você deseja eliminar ou manter peso, não se iluda achando que poderá esbanjar de chocolate diet. Este produto é destinado especialmente para pessoas diabéticas, pois ele não contém açúcar na composição. Assim, no lugar deste ingrediente, a gordura é adicionada e dependendo do fabricante do chocolate, ele poderá ter valor calórico menor, igual ou maior do que o normal, além do sabor ser diferente do chocolate normal, devido à adição de adoçantes. Portanto, se você está de olho no seu visual, a dica é escolher o chocolate que você mais gosta e consumi-lo moderadamente.
 
12-Chocolate meio amargo contém menos açúcar que o ao leite?
Não. Embora muitas pessoas acreditem que o chocolate meio amargo tenha sabor levemente amargo porque é fabricado com menos açúcar do que o chocolate ao leite, isso não é evidente. O chocolate meio amargo possui maior quantidade de massa de cacau e não contém leite, o que lhe garante sabor característico e coloração mais escura, se comparado com o ao leite.
 
13 - O Chocolate dá força:
Um simples pedaço de chocolate pode dar energia suficiente para uma mulher adulta andar 45 metros. Um único pedaço de chocolate tem 10% da quantidade recomendada de ingestão diária de ferro.

14 - O Chocolate não acaba com a pele:
O chocolate não causa ou agrava a acne, isso é um mito.
 
15 - Chocolate x Cachorros:
O chocolate pode ser mortal para os cachorros. Ele contêm um ingrediente chamado “Teobromina” que pode ser tóxica para o sistema nervoso central e para os músculos cardíacos do cão.
 
16 - Chocolate gasta:
As pessoas gastam anualmente mais de 7 bilhões de dólares com chocolate.
 
17 - Chocolate Previne o Envelhecimento:
A massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.

18 - Chocolate dá felicidade:
O Chocolate estimula a produção de hormônios na área das emoções semelhantes aos liberados quando estamos apaixonados. Ele ajuda combater a depressão, hipertensão, tumores e até o stress da TPM.
 
19 - Haja Chocolate:
A maior maqueta de chocolate até hoje construída foi a da cidade olímpica de Barcelona, em 1985. Pesava duas toneladas e tinha 10 metros de comprimento.
 
20 - Chocolate não engorda
O Chocolate puro tem pouca gordura e, grande quantidade de magnésio e ferro. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo.
 
21 - É desses que elas gostam mais:
Leite com chocolate é o tipo de chocolate mais preferido pelas pessoas. Contudo, o chocolate preto é especificamente o mais popular entre os homens.


segunda-feira, 7 de julho de 2014

Tipos de pimentas


Pimenta Americana ou Doce
Apresenta frutos alongados de cor verde intenso e brilhante. É uma pimenta de baixo aroma e pungência doce, utilizada no preparo de vários pratos da comida brasileira, muitas vezes substituindo o pimentão.




Pimenta Branca
A pimenta branca é a pimenta do reino madura e seca que é descascada.
Bem menos picante do que a pimenta preta é encontrada em pó ou em sementes.
É utilizada em maioneses, peixes, molhos brancos, sopas claras e no tempero de saladas.



Pimenta Cambuci ou Chapéu-de-Frade
Apresenta frutos verdes (imaturos) e vermelhos (maduros) na forma de campânula ou sino.
De pungência doce e aroma baixo é utilizada em saladas e cozidos.

 

Pimenta Chili
Proveniente do México, é uma pimenta extremamente picante, utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos. Ideal para sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis.

 

Pimenta Cumari
É uma pimenta pequeninha, muito picante, ligeiramente amarga e baixo aroma.
Nativa da mata brasileira, apresenta frutos arredondados ou ovalados, verde (imaturos) e vermelho (maduros). Encontra-se fresca ou em conserva.




Pimenta Dedo-de-Moça
Apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturo) e vermelho (maduro), pugência picante baixo e aroma baixo. Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeno, é uma pimenta saborosa que pode ser encontrada líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes, recebendo no nome de pimenta calabresa.
É muito utilizada em molhos e uma grande variedade de pratos.


Pimenta Habanero
Originária do Caribe e da Costa Norte do México, foi a primeira pimenta a ser cultivada pelos Maias. É utilizada fresca, seca ou em molhos. Tem um sabor muito forte que persiste na boca. As suas cores variam entre amarelo, laranja e vermelho.


Pimenta Jalapeno
Originária do México, apresenta frutos cônicos de coloração verde claro a verde escuro quando imaturos e vermelho quando maduros. É consumida fresca, processada na forma de molho líquido, conservas, desidratada ou em pó.
Bastante popular no México e Estados Unidos seu nomo é uma homenagem à cidade de Jalapa, capital de Vera Cruz, no México. É utilizada em vários molhos para tacos, burritos e quando seca e defumada, é conhecida como chipotle.


Pimenta Malagueta
Apresenta variedades com pugência de médio a alto e baixo aroma e frutos alongados verde (imaturos) e vermelho (maduros). É muito utilizada em molhos de pimentas, conservas, como condimento no preparo de peixes, carnes, em feijoadas e no acarajé.


Pimenta-da-Jamaica
Semente aromática, nativa das Américas e do Oriente que se encontra em pó ou grãos. É pouco picante e ligeiramente adocicada. De coloração marrom, possui sabor e perfume que evocam a noz-moscada, o cravo e a canela. É utilizada em conservas de legumes, carnes de caça, frutos do mar, alguns patês, doces, tortas e pudins.


Pimenta-de-Bode
Apresenta frutos verdes (imaturos), amarelo ou vermelho (maduros), arredondados ou achatados, tipo pitanga. Sua pugência é alta e seu aroma também. É utilizada como condimento no preparo de carnes, arroz, feijão, pamonha salgada e até em biscoitos de polvilho e quando maduros, principalmente em conservas.


Pimenta-de-Cheiro
Apresenta frutos alongado, arredondado, triangular, campanulado e retangular. Seus frutos quando maduros variam desde o amarelo-leitoso, amarelo-forte, alaranjado, salmão, vermelho até preto quando maduros. Existem variedades com pugência doce, picante baixo e até picante alto. Seu aroma é alto, sendo bastante utilizada em saladas, como condimento para carnes, principalmente peixes.
Pimenta típica da culinária baiana e nordestina, sua presença é obrigatória em pratos como o xinxim de galinha e os bobós.

 
Pimenta-do-Reino
A pimenta do reino é uma das especiarias mais antigas e mais utilizadas no mundo. Pequena e de formato arredondado, tem um sabor forte e levemente picante.
Originária das florestas equatoriais da Ásia, principalmente Índia, apresenta coloração verde (imaturas) e vermelha (maduras).
Seca ou conservada em salmoura, mantém a cor original dependendo do seu estágio de amadurecimento.
Quando fervidas e depois secas, tornam-se negras e por isso são também conhecidas como pimenta preta.


Pimenta-do-Reino Verde
É a pimenta do reino colhida em seu estagio inicial de desenvolvimento, quando ainda está verde. E utilizada em pratos como o steak de filé mignon com poivre vert (pimenta verde em francês).


Tabasco
Originária do Chile, é encontrada também na Louisiana, onde existe uma grande companhia de pimentas que leva seu nome e a tornou famosa. É uma pimenta saborosa e bastante picante. 


 
Vi no site Pimentas Artesanais. Quem gosta de pimentas indico, pois tem muitas coisas como molhos e sementes.
 
 
Um abraço do Gordo!!!