Translate

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Dicas do Gordo 15

Hoje resolvi fazer um post sobre um dos maiores motivos de discussão durante um churrasco. Eu adoro carne de gado mal passada e sempre tem aqueles que não gostam e ficam de piadinhas como, “essa carne esta mugindo ainda”. Pois bem, resolvi pesquisar e tirar de uma vez com isso.
Você já refletiu que o sangue corre pelas veias e artérias e não pelo meio das fibras das carnes dos animais? Já imaginou como é apavorante um matadouro, cheio de sangue escoando pelo chão? O animal é todo cortado pra lá e pra cá, o sangue vai todo embora e sobra só carne pendurada em ganchos. O coração e o pulmão do pobrezinho continuam com algum sanguinho dentro, mas eles a gente não está interessado em comer, pelo menos o pulmão não.
Vamos falar então de sangue!
O sangue é vermelho por causa da hemoglobina, lembram da aula de Biologia? A hemoglobina é uma proteína que contém ferro e que leva do pulmão o oxigênio necessário aos movimentos para os tecidos musculares. Neles, há outra proteína que contém ferro e transporta oxigênio, a mioglobina. É ela que guarda o oxigênio ali para ser usado quando você resolver movimentar seus músculos e também é o que dá a cor vermelha à carne.
Se não fosse o trabalho da mioglobina, você não conseguiria fazer uma atividade forte e prolongada porque seus músculos estariam sempre à espera de uma nova leva de sangue.
Repare que animais mais agitados possuem uma carne mais avermelhada do que outros mais pacatos. O porco é um ótimo exemplo de como a quantidade de mioglobina varia conforme a necessidade de atividade muscular contínua de cada espécie. Já reparou que a carne suína é rosa? Ele precisa armazenar menos oxigênio para atividades fortes, pois fica ali paradão caminhando lentamente a maior parte do tempo.
Entre os peixes é a mesma coisa e eles contêm menos mioglobina ainda, por isso a carne é branca. O atum é que é um super  nadador viajante e precisa dela, então tem a carne vermelha.
Com as aves é tudo igual! Ou melhor, tudo diferente: pode reparar que a cor da carne varia no mesmo frango. O peito é branquinho, enquanto o pescoço, as pernas e as coxas são escuros. Pare e visualize a galinha ciscando. Entendeu agora??
Pois bem. A mioglobina fica marrom ao ser cozida (a hemoglobina também). Assim um bife bem-passado tem cor marrom-acinzentada, enquanto o meu bifão suculento e malpassado continuará vermelho e, como você já deve ter entendido a esta altura, ELE NÃO ESTÁ SANGRANDO!!
Não estou fazendo este post para dizer o que é certo e o que é errado, mas a carne mal passada faz mal, como alguns acham. Cada um tem a sua preferencia e ambos estão certos. Estão tão certos que quem já ouviu falar em Carpaccio vai entender do que estou falando, quem ainda não conhece vou deixar a foto de um aqui e verão que se trata de carne crua temperada. Portanto, aproveite bem seu bife ou churrasco, seja ele bem ou mal passado.

 
Um abraço do Gordo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário