Translate

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Dicas do Gordo 16


Olá pessoal!!!

As dicas de hoje são para cuidar de um dos utensílios de cozinha mais utilizados: a Faca!

Quem não gosta de ter que cortar alguma coisa e ter aquela faca que desliza facilmente, cortando o alimento com precisão e sem precisar de esforço. Mas ao mesmo tempo devemos ter cuidados com as facas. Não somente para não nos cortarmos, mas para que a vida útil da faca se prolongue. Separei algumas dicas para mantermos as facas sempre em dia.

Corte sempre os alimentos sobre uma superfície macia, nunca sobre plástico duro, porcelana esmaltada, vidro, louça ou metal. A superfície mais indicada é a madeira.

Poupe sua faca evitando cortar cordas e papel ou usá-la para abrir latas.

À medida que uma faca vai sendo utilizada, o seu gume perde o fio e, consequentemente, exige maior esforço para cortar.

O que acontece é que os dentes minúsculos que constituem o gume (invisíveis a olho nu) encontram-se dobrados e é necessário restaurá-los e realinhá-los para voltar a obter o máximo poder de corte.

Há dois métodos para manter a bom desempenho de uma faca, afia-la na pedra ou na chaira .

Como afiar as facas ?

Use uma pedra de afiar de textura grossa ou uma chaira de aço inox.

AFIAR: Usando uma chaira antes e depois de cada utilização manterá o gume em perfeitas condições.

Obs: Lembre-se que a chaira TEM QUE SER MAIS DURA QUE O AÇO DA LÂMINA

Segure a chaira com uma mão e com a outra colocar a parte inferior da lâmina de encontro à parte superior do mesmo.

Manter uma inclinação de 20º das costas da lâmina em relação à chaira.

Mantendo a inclinação, fazer deslizar a lâmina até ao bico sem fazer muita pressão.

Repetir o processo 3 a 4 vezes de cada lado da lâmina.

No entanto depois de um longo e intenso período de utilização, o gume pode sofrer um desgaste maior e, nesse caso, será necessário refazê-lo através da amolação.

É o método para refazer o gume podendo utilizar uma pedra, uma chaira de diamante ou recorrer a um amolador profissional.

Cinco ou seis passadas fortes de cada lado são suficientes.

Afie suas facas periodicamente. Uma faca cega é mais perigosa que uma afiada, já que requer mais força para ser utilizada.

 

Quais os cuidados ao comprar uma faca ?

Você julga a qualidade de uma faca pelo metal, pela afiação da lâmina, o tipo de cabo e a forma como a lâmina está afixada ao cabo.

As lâminas de aço inox são fortes, duráveis e resistentes à corrosão e mantêm o corte afiado.

Os cabos devem ser duráveis e resistentes às trincas ou ao desgaste provocado pela lavagem e, no mínimo, um terço da lâmina deve estar dentro do cabo.

 

 Facas de aço e a agua quente!

Água quente ou descascar cebola não estragam o fio da faca. São mitos.

A faca de bom aço, seja aço carbono ou aço inox, tem a retenção do fio ditada pelo teor de carbono do aço, pela têmpera e revenimento do aço e pelo próprio uso.

Usar uma faca sobre superfícies mais duras que o aço como pratos de porcelana e vidros é que estragam o fio da faca, conforme já falamos.

Depois de pronta uma faca passa pelo processo de têmpera em que o aço é levado a temperaturas por volta dos 1.000 graus Celsius para os inox ou por volta de 860 graus para os aços carbono.

Ao atingir esta temperatura o aço muda sua estrutura interna então é resfriado bruscamente em um banho de óleo até a temperatura ambiente ou até -196 graus ( nitrogênio líquido ) em alguns casos. Desta forma aquela estrutura alcançada pelo aço se mantém e ele fica duro.

Como neste processo ficam muitas tensões internas o aço é então aquecido a temperaturas entre 200 e 300 graus para os aços carbono ou até 450 graus para os inox, no processo chamado de revenimento quando então alivia-se a tensão interna do aço.

Neste processo ele perde um pouco da dureza da têmpera mas isto só ocorre à partir dos 200 graus, temperatura que não se chega nem perto ao lavar uma faca em água quente ou morna.

 

 Como lavar as facas ?

Lave-as, manualmente, com água e sabão.

Para remover resíduos de alimentos, deixe de molho em detergente por alguns minutos. Depois, enxágue e seque de uma vez, para evitar manchas.

Para o bem da segurança e do fio das facas, lave-as separadamente de outros utensílios.

 

  Onde e como guardar as facas ?

Suas facas manterão o fio por longo tempo se forem guardadas separadamente dos outros utensílios de cozinha.

 Se a faca tiver que dividir espaços, o ideal é que esteja pelo menos embainhada no mesmo recipiente em que veio. Isso protegerá o fio contra as batidas e colisões.
 
Um abraço do Gordo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário