Translate

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Maionese


Olá pessoal!!!

A receita de hoje é do molho mais famoso do mundo. Acredito que não exista pessoa no mundo que não conheça a maionese. Vou ensinar a receita que minha mãe me ensinou neste final de semana, e na verdade são duas receitas em uma. Vamos lá?

Ingredientes

1 ovo

4 pedras de gelo ou 100ml de leite gelado

Uma pitada de sal

Óleo de soja ou de girassol até engrossar (mais ou menos meio litro)

Suco de meio limão

Se gostar e quiser diferenciar aconselho a colocarem uma pitada de páprica picante, curry ou pimenta do reino. Outra dica é um pouco de azeite de oliva da um sabor especial à maionese. Se gostar pode adicionar salsa e cebolinha ou até mesmo alho.

Modo de fazer

Coloque o ovo, o gelo ou o leite, o sal e o suco do limão no liquidificador. Bata até que estejam misturados. Continue batendo e vá adicionando o óleo até engrossar. Esta pronta! Uma maionese muito leve para ser servida com saladas, sanduiches e arroz. Particularmente prefiro com leite, fica mais saborosa. Bom apetite!!!
 


 

 

Um abraço do Gordo!!!

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Dicas do Gordo 13


Olá pessoal!!!

 As dicas de hoje são alguns temperos e condimentos. Acredito que a maioria vocês já conheçam, pois tem alguns que são bem comuns, já outros, para ser sincero, são um pouco mais complicados de se encontrar.

Açafrão: Empresta sua cor vibrante para o arroz, sopas, saladas e pães. Tem um perfume especial e de cor amarelo-laranja.

Aipo ou Salsão: Cai muito bem na sopa e no salpicão, tem um sabor acentuado. Não é tão fácil de ser encontrado, pelo menos não na minha cidade.

Alecrim: O rei do perfume, seu aroma combina bem com massas.

Alho: Olha o nosso amigo alho aqui, tempera molhos em geral, refogados e torradas que acompanham sopas e massas deliciosas.

Baunilha: Estimulante, afrodisíaca. Perfuma bolos, doces, cremes, mingaus, bebidas e licores. Só encontrei o extrato e o açúcar, as favas ainda não.

Cebolinha: Cortada em pequenas rodelas, realça saladas, ovos, omeletes, queijo branco e molhos. Faz parte das ervas finas junto com salsa e estragão.

Coentro: Muito utilizado no Nordeste. Perfume agradável, refrescante e sabor marcante. Combina com peixe, frutos do mar e legumes. Suas sementes são usadas para temperar marinadas.

Cravo: Sabor doce, pungente, quase quente. Harmoniza-se com arroz doce, pão de mel, pudins, compotas de frutas e pratos asiáticos, especialmente indianos.

Canela: Aproxima pessoas e saboriza compotas, marinados, picles, ensopados, bolos, pães, biscoitos e doces caseiros.

Curry : Feito com uma combinação de 65 tipos de especiarias diferentes. Muito indicado em peixes, frutos do mar, frango e para saboriza arroz. Tem sabor marcante e um pouco picante.

Dill : Tem o sabor voltado para o anis, usado para peixes em geral, omeletes, batatas, saladas verdes e creme de leite fresco. Suas sementes são usadas para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.

Erva Doce: Usada em peixes grelhados ou cozidos em papelote. Seu aroma doce, como o anis, tempera muito bem saladas, molhos, pães, bolos e biscoitos.

Gengibre: Muito bom como acompanhamento, picles, molhos, doces, bolos, pães e saladas. Tem sabor marcante e quente.

Hortelã: Chás, sucos, saladas, molhos para carnes e massas. Muito usada em pratos árabes.

Louro : Combina com sopas, cozidos, peixe em geral e terrines. Uma folha basta para aromatizar o prato.

Manjericão ou Alfavaca: Dá vida ao tomate, berinjela, abobrinha. Deve ser adicionado no final para não perder seu aroma.

Manjerona: Indispensável na cozinha mediterrânea, parecida com o orégano, mas seu aroma mais fino associa-se mais facilmente a outras ervas. Para tomates, batata e arroz.

Menta: Muito usada na Europa para temperar ervilhas e batatas. Também usada em saladas, em sorvetes, chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grécia.

Mostarda: Conservas, pães, assados, picles e marinados (em grão) e maionese. Fica uma delícia acompanhando batatas cozidas. A mostarda industrializada tem uma série de aditivos químicos.

Noz moscada: Doces, molhos e massas ganham encanto com a noz moscada. Deve ser ralada somente na hora do uso e necessita de pequena quantidade para oferecer seu aroma delicado. Não existe molho branco sem uma pitadinha de noz moscada.

Orégano: Sem ele a pizza não tem sabor. É companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela, da abobrinha e das massas.

Páprica: Utilizada no lugar da pimenta seca, dá um ar picante ao prato.

Salsa: Além de decorativa acrescenta cor e sabor às omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês e sopas.

Sálvia: Seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos, queijos e molhos.

Tomilho: Apreciado nas cozinhas europeias, enriquece sopas, molhos de tomate, legumes em geral e terrine.
 
 
Um abraço do Gordo!!!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Lombo com ameixa de damascos


Olá pessoal!!!

Esta receita é ótima para um almoço de domingo, em que se reúne a família toda. Deixo também de sugestão para quem quer fazer um jantar diferente, ou até mesmo para o final de ano.

Ingredientes

Para o lombo

Um lombo de porco inteiro (mais ou menos 1,5kg)

1 limão fatiado bem fininho

Sal e pimenta a gosto

50g de manteiga (não substitua por margarina)

2 dentes de alho amassados

 

Para o molho

1 cebola média picada

1 pimentão verde picado

150g de damascos picados

100g de ameixas pretas secas

100g de manteiga

200ml de vinho tinto

1 xicara de açúcar mascavo ( pode usar o branco, mas não fica a mesma coisa)

1 talo de alho poró

Modo de fazer

Tempere o lombo com o sal a pimenta e o alho. Deixe no tempero por 30 min. Disponha o lombo numa forma. Fatie a manteiga e disponha as fatias de manteiga sobre o lombo. Sobre a manteiga coloque o limão, em fatias bem fininhas. Prenda as fatias com palitos. Cubra com papel alumínio, cuidando para fechar bem nas bordas da forma. Leve ao forno por 25 min. Tire o papel alumínio e asse até que esteja dourado. Enquanto o lombo assa vamos ao molho. Numa frigideira grande refogue a manteiga, o alho poró, a cebola e o pimentão. Acrescente o açúcar mascavo. Quando estiver derretendo adicione o vinho e deixe ferver. Acrescente os damascos e as ameixas secas e deixe ferver por mais 10 min. Fatie o lombo e despeje o molho por cima. Sirva com arroz branco. Bom apetite!
 


 

Um abraço do Gordo!!!
PS: Não consegui colocar a foto do que eu fiz mas assim que possivel mudo. Esta foto é do mais parecido que achei.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Quentão


Olá pessoal!!!

Hoje vou deixar duas receitas que levam o mesmo nome. A bebida mais conhecida das festas juninas tem duas versões, uma de vinho e uma com cachaça. Na minha região a mais conhecida é a de vinho, mas vou deixar as duas para quem quiser tentar fazer a outra também fica gostosa, porem a de cachaça é alcoólica, enquanto que a de vinho não, pois o álcool é queimado. Bom, vamos parar de conversa e vamos ao que interessa.


Quentão de vinho

 

Ingredientes

1 litro de vinho

500ml de agua

2 xicaras de açúcar (ou o quanto preferir)

3 paus de canela

2 estrelas de anis

8 cravos

1 lasca de gengibre

Modo de fazer

Coloque o vinho numa panela e leve ao fogo. Quando levantar fervura, acenda um fosforo sobre o vinho e deixe queimar o álcool. Quando o fogo apagar acrescente os demais ingredientes e deixe ferver por uns 10 minutos. Sirva quente. Mantenha no fogo enquanto serve.




 

 

 

Quentão de cachaça



Ingredientes

600ml de cachaça

600ml de agua

½ kg de açúcar

Casca de duas laranjas

Casca de um limão

50g de gengibre picado

Cravo da índia a gosto

Canela em pau a gosto

1 maça cortada em pedaços grandes

Modo de fazer

Coloque em uma panela grande o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela. Leve ao fogo baixo. Quando o açúcar estiver derretendo coloque a cachaça e a agua, deixe cozinha de 20 a 25 minutos em fogo médio. Coe e acrescente a maçã picada. Mantenha no fogo para servir. Lembrando que este quentão é alcoólico então nada de servir em festas infantis, e se for dirigir nada de beber. Feliz São João.
 

 

 

Um abraço do Gordo!!!

terça-feira, 24 de junho de 2014

Dicas do Gordo 12

A dica de hoje é de um site muito legal, com varias receitas gostosas e diferentes. O site é o Gordelicias, vou deixar o link aqui achei bem interessante as receitas e se possivel digam que viram o link no meu blog.
 
 
Um abraço do Gordo!!!

Bolo cremoso de leite condensado


Olá pessoal!!!

A receita de hoje leva o nome de bolo, mas fica parecido com um pudim. É um bolo cremoso muito saboroso. Pode parecer estranho, mas a receita da certo e fica uma delicia. Vamos lá?

Ingredientes

1 caixinha de leite condensado

A mesma medida de leite

2 colheres de sopa de manteiga ou margarina

1 caixinha de creme de leite ou leite de coco

100g de queijo ralado

2 ovos

¼ xicara de açúcar

1 ¼ xicara de farinha de trigo

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocando primeiro os líquidos e por ultimo os secos. Bata bem por mais ou menos 3 minutos para que misture bem. Unte com manteiga uma travessa de vidro. Não aconselho a fazer em forma de metal, pois como se trata de uma massa bem liquida pode grudar muito ao assar. Leve ao forno pré-aquecido a 250° e asse por 45 min ou até que esteja dourado. Mesmo sem fermento ele irá crescer um pouco. Retire do forno e sirva quente. Se quiser pode colocar coco ralado por cima. Fica ótimo com um belo cappuccino. Frio também fica bom, mas quentinho é muito melhor. Bom apetite!
 


 

Um abraço do Gordo!!!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Molho de queijo com bacon


Olá pessoal!!!

Hoje vou deixar uma receita de molho para massa. É um molho bem encorpado, bom para os dias de frio e melhor ainda se acompanhado com um bom vinho tinto. Vamos lá?

Ingredientes

200g de bacon picado

200g de queijo picado ( o queijo de sua preferencia, eu usei o mozzarella)

400ml de leite (mais ou menos 2 copos americanos)

Noz-moscada a gosto

50ml de vinho branco

1 colher de sopa de farinha de trigo

Modo de fazer

Numa panela frite o bacon em fogo baixo, e sem adicionar gordura. O próprio bacon irá soltar gordura e se fritar. Cuide para não grudar. Retire o bacon e reserve num prato com papel toalha para absorver um pouco a gordura e para que ele fique sequinho. Usaremos a gordura do bacon para o molho, portanto não jogue fora o que sobrar na panela. Reserve um copo de leite para dissolver a farinha, o restante despeje na panela e leve ao fogo baixo. Quando começar a ferver despeje o copo de leite com farinha. Dissolva bem a farinha para que não forme bolinhas. Mexa bem e acrescente o vinho. Acrescente o queijo sem parar de mexer para que ele se derreta e incorpore ao molho. Adicione a noz-moscada e deixe ferver até que o queijo esteja todo derretido e o molho engrosse. Retire do fogo e junte o bacon picado. Despeje sobre a massa de sua preferencia. Bom apetite!
 


 

Um abraço do Gordo!!!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Enroladinho de Salsicha


Olá pessoal!!!

Mais uma receita de lanche pra fazer. Muito saborosa e fácil de fazer. Vamos lá?

 

Ingredientes

 

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de açúcar

2 tabletes de fermento biológico fresco

1 xícara de chá de leite morno

1/4 xícara de chá de óleo

1 ovo

100g de queijo ralado

3 xícaras e 1/2 de chá de farinha de trigo

1 ovo batido (para pincelar)

Recheio:

20 salsichas

Modo de Preparo

Em uma vasilha dissolva o fermento no leite. Acrescente os demais ingredientes e por ultimo a farinha. Sove a massa até que fique macia e homogênea. Se necessário utilize mais farinha. Cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos até que a massa dobre de tamanho. Abra a massa com a ajuda de um rolo. Não deixe muito fina nem muito grossa. Corte em tiras. Enrole a salsicha até a massa dar uma volta e corte. Repita o processo com todas as salsichas e com o resto da massa. Eu cortei as salsichas na metade fica melhor e mais bonito. Unte uma forma e disponha os enroladinhos. Não deixe muito perto, pois eles crescem. Pincele o ovo sobre eles e leve ao forno pré-aquecido a 200° por aproximadamente 15 min ou até ficarem dourados. Se quiserem podem fazer trouxinhas recheadas com presunto e queijo ou calabresa. Bom apetite!


 

Um abraço do Gordo!!!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sagu de leite com morango


Olá pessoal!!!

Esta receita eu aprendi com a minha mãe e é uma delicia. Sabem né receita de mãe sempre é melhor do que a de qualquer outra pessoa, mas esta eu já fiz e fica tão boa quanto à dela. Vamos lá?

 
Ingredientes

1 xicara de sagu

4 xicaras de água

2 xicaras de leite

1 lata de leite condensado

2 gemas

Uma tigela de morangos picados

 

Modo de fazer

Numa panela coloque o sagu e a agua e leve ao fogo. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para que não grude no fundo, até que o sagu esteja quase cozido. Se necessário acrescente um pouco de agua, mas já coloque a agua quente para não parar o cozimento do sagu. Quando estiver quase cozido acrescente o leite e termine de cozinhar. Desligue o fogo. Bata as gemas com o leite condensado e acrescente ao sagu mexendo para que misture bem. Se achar necessário adicione um pouco mais de leite condensado. Espere esfriar um pouco e misture os morangos picados. Leve a geladeira. Sirva bem gelado. Bom apetite!

 


 

Um abraço do Gordo!!!

terça-feira, 17 de junho de 2014

Brigadeiro de vinho


Olá pessoal!!!

Hoje vou apresentar uma variação do docinho de festa mais famoso que eu conheço Brigadeiro. Esta receita pode ser feita para comer de colher ou para fazer os docinhos, isso vai depender do tempo de cozimento. Vamos lá?

 

Ingredientes

1 lata de leite condensado

50g de manteiga

100ml de vinho

Modo de fazer

Numa panela alta despeje o vinho e coloque para ferver. Ferva até que ele reduza pela metade. Adicione a manteiga e mexa bem. Deixe ferver mais um pouco e acrescente o leite condensado. Cozinhe sem parar de mexer para que não grude no fundo. Se quiser comer de colher, basta cozinhar por 10 min. Se for para fazer as bolinhas, deixe cozinhar até que se solte da panela. Deixe esfriar, faça bolinhas e passe no açúcar, no granulado colorido ou no coco ralado. Eu usei vinho branco, mas pode ser feito com o tinto. Bom apetite!
 

 

Um abraço do Gordo!!!

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Batatas recheadas


Olá pessoal!!!

Mais uma receita de batatas. Na verdade estas são batatas recheadas de um jeito diferente. Geralmente quando fazem batatas recheadas uma parte das batatas é descartada, mas hoje vamos aproveitar toda ela. Vou deixar os ingredientes para duas pessoas. Vamos lá?

Ingredientes

2 batatas grandes descascadas

50g de manteiga

2 colheres de sopa de requeijão

100g de bacon em cubos

Sal

Pimenta do reino

Salsa picada

Alho poró picado

Uma cebola pequena picada

Queijo parmesão ralado

50g de queijo gorgonzola (opcional)

 

Modo de fazer

Faça furos nas batatas com um garfo. Coloque-as dentro de um saquinho plástico. Faça furos no saquinho e leve-as ao micro-ondas por um minuto e meio. Retire com cuidado, pois estarão quentes. As batatas irão amolecer um pouco facilitando para que sejam “cavadas”. Cave o centro das batatas com a ajuda de uma colher, formando uma espécie de barca. Reserve. Amasse a parte que foi retirada, pois nós iremos usar para o recheio. Numa panela frite o bacon até que fique bem sequinho. Tire e coloque num prato com papel toalha para que seque. Na mesma panela, derreta a manteiga junto com a gordura do bacon que ficou lá. Refogue a cebola e o alho poró. Junte as batatas amassadas, o sal, a pimenta, a salsa, o requeijão e o queijo gorgonzola picado. Mexa bem até formar um creme. Se necessário acrescente um pouco de leite. Retire do fogo e junte o bacon frito. Misture bem. Pegue as barcas de batatas e encha com o creme, polvilhe queijo ralado. Enrole-as com papel alumínio, deixando aberta a parte de cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por 20 minutos ou até dourar o queijo. Bom apetite!





 

Um abraço do Gordo!!!

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Frango com Cheddar


Olá pessoal!!!

A receita de hoje é bem genérica, e pode ser usada como recheio de sanduiches, que é a minha proposta, como pode também servir de molho para massas, ou até para recheio de empadão. Enfim de qualquer forma é uma delicia. Vamos lá?

 

Ingredientes

2  peitos de frango cozidos e desfiados (4 metades)

1 cebola média picada

2 dentes de alho picados

100g de manteiga

1 colher de sopa de ervas finas

Sal

Páprica picante a gosto

3 colheres de sopa de extrato de tomate (aconselho a utilizar o extrato pois é mais concentrado que o molho, mas se for usar o molho utilize 6 colheres)

½ xicara de água

1 copo de cheddar cremoso (podem usar requeijão mas o cheddar da um sabor especial)

 

Modo de fazer

Numa panela refogue o alho, a cebola, a manteiga e a ervas finas. Tempere o frango com sal e páprica picante. Despeje o frango na panela e refogue. Acrescente o extrato de tomate e a água. Misture bem e deixe ferver até que a agua seque um pouco. Acrescente o cheddar e mexa bem para que não grude e se misture. Está pronto. Se quiser podem adicionar milho, ervilha ou azeitonas. Bom apetite!

 

Um abraço do Gordo!!!